Professoras do Centro de Ciências Humanas e Sociais do UNIFESO lançam livros em bate-papo descontraído

16/07/2012 11:27

 

O Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS) do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) promoveu, na noite do dia 04 de junho, um bate-papo descontraído entre as professoras Roberta Montello Amaral, dos cursos de Administração e Ciências Contábeis; Maria Terezinha Espinosa de Oliveira, coordenadora do curso de Pedagogia; e Ana Maria Gomes de Almeida, Diretora do CCHS.

      O encontro foi realizado no Auditório Omar Magalhães às 19hs e contou com a participação da comunidade acadêmica. As professoras falaram sobre as produções bibliográficas: “Administração Financeira: usando os instrumentos HP-12C e Excel”, de autoria da professora Roberta em parceria com Rogério Gomes de Faria; e “Crianças narradoras e suas vidas cotidianas”, da professora Terezinha.

      A professora Maria Terezinha, que também é coordenadora do nosso curso de Pedagogia do UNIFESO, explicou como surgiu a ideia do livro. “Além da pesquisa desenvolvida, ‘Crianças Narradoras’ traz toda a minha experiência pessoal e profissional”, contou Terezinha, explicando que a obra é resultado de uma pesquisa desenvolvida com o cotidiano das crianças moradoras de Venda Nova, bairro rural de Teresópolis, e apresentada como tese de doutorado na Universidade Federal Fluminense (UFF). “É sempre muito bom falar sobre o meu trabalho, que serve como referência bibliográfica para nossos estudantes e também tem grande relação com a linha de pesquisa ‘Infância, Cultura e Cotidiano Escolar’”, afirmou. Sobre os desafios da investigação narrativa explorados no texto, a coordenadora conta que o livro apresenta a experiência de estar com os outros, neste caso as crianças. “Elas são os sujeitos que contam as suas histórias. Então, quem ler o livro vai poder fazer o exercício do olhar, o olhar com o outro”, finalizou a professora.

      As obras “Administração Financeira: usando os instrumentos HP-12C e Excel”, da Editora Nova Razão Cultural; e “Crianças narradoras e suas vidas cotidianas”, da Editora Rovelle com a UNIFESO Editora; estão à venda na livraria do Prédio Biomédicas, no Campus Sede, por R$ 48 e R$ 25, respectivamente.