Pedagoga formada pelo UNIFESO é aprovada em concurso da Aeronáutica

22/06/2011 10:54

Para ingressar na Força Aérea Brasileira (FAB) como oficial, é necessário passar por um rigoroso concurso público de âmbito nacional. De acordo com idade e a profissão, estes concursos são disponibilizados para homens e mulheres ingressarem nas fileiras da FAB, seja como militar de carreira ou temporário. A pedagoga Verônica Fontan, formada pelo Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) em 2010, é uma das aprovadas no concurso para o Estágio de Adaptação de Oficiais Temporários da Aeronáutica (EAOT), que prestou em 2010 para ocupar o Quadro Complementar de Oficiais da Aeronáutica. 

Segundo ela, o concurso é composto de algumas etapas. A primeira é o exame de escolaridade e o exame de conhecimentos especializados, que engloba provas de gramática, interpretação de texto, conhecimentos pedagógicos e redação. As etapas seguintes são a Inspeção de Saúde (INSPAU), o Exame de Aptidão Psicológica (EAP) e o Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF), realizados nas dependências da Aeronáutica. “O concurso para o EAOT é composto ainda de um estágio de aproximadamente treze semanas, que visa adaptar o profissional às condições peculiares em que exercerá sua atividade, proporcionando conhecimento sobre a estrutura e o funcionamento do Comando da Aeronáutica, bem como sobre os procedimentos de rotina do oficial nos vários setores de acordo com sua área de atuação”, explicou Verônica. 

Segundo ela, o interesse na carreira militar foi surgindo conforme passou no concurso e começou a participar das atividades. “Fiz a inscrição e com o passar das fases fui procurando saber um pouco mais sobre a vida militar e acabei me encantando, embora soubesse que não seria nada fácil, tanto na parte psicológica como física, a exigência seria grande, mas eu estava cada vez mais certa do que queria. Agora estou tendo a oportunidade de participar do estágio e entrar na vida militar, o que me faz querer mais a cada etapa que conquisto”, confessou.