Fundação Getulio Vargas, promove cursos online gratuitos.

15/08/2012 17:10

A Fundação Getulio Vargas é a primeira instituição brasileira a ser membro do OpenCourseWare Consortium – OCWC –, um consórcio de instituições de ensino de diversos países que oferecem conteúdos e materiais didáticos sem custo, pela internet. Membro desde julho de 2008, o FGV Online venceu, em 2011, a primeira edição do OCW People's Choice Awards – premiação para as melhores iniciativas dentro do consórcio –, na categoria de programas mais inovadores e de vanguarda.
Complementar e explorar o conhecimento com cursos gratuitos.

Site: www5.fgv.br/fgvonline/​Cursos/Gratuitos

 

CIÊNCIA E TECNOLOGIA: O objetivo do curso é analisar questões relativas à produção do conhecimento e as influências positivas e negativas da ciência e da tecnologia ao longo da história da humanidade. Duração: 15 horas.

 

CONHECIMENTO, SABER E CIÊNCIA: curso faz uma reflexão sobre como organiza os conhecimentos. Cientes de que o saber representa o recorte dado pela ciência no conhecimento, o curso busca ainda identificar quais são os parâmetros que limitam essa ciência e o que caracteriza a postura investigativa.
Será ressaltado o valor do método e da postura ética como princípios básicos a serem por nós observados quando nos envolvemos na produção de conhecimento. Duração: 5 horas.


ESPAÇO DA UNIVERSIDADE NA SOCIEDADE: O curso analisa o papel da universidade, focaliza na construção e reconstrução do conhecimento no processo de ensino-aprendizagem e faz uma reflexão sobre as variáveis que nele interferem. Duração: 5 horas.

 

FILOSOFIA: O curso em Filosofia foi elaborado para os professores de ensino médio que atuam com os conteúdos e procedimentos dessa disciplina nas escolas brasileiras. O objetivo do curso é analisar a Filosofia em sala de aula, indicando ao professor como é possível selecionar alguns temas importantes e trabalhá-los na escola. Duração: 30 horas.

 

SOCIOLOGIA: A Sociologia trata da discussão contemporânea sobre o conhecimento sociológico, apresentando conceitos, temas e autores centrais na definição da Sociologia. O objetivo do curso é oferecer aos professores de ensino médio e demais profissionais que lidam com a Sociologia um instrumento atualizado de informação e aprendizagem. Duração: 30 horas.

SUSTENTABILIDADE, UM VALOR PARA A NOVA GERAÇÃO: ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR DO ENSINO: O Curso Sustentabilidade, um valor para a nova geração: orientações para o professor de ensino fundamental é uma ferramenta de reflexão acerca da Sustentabilidade que serve de apoio a professores do Ensino Fundamental. Duração: 5 horas.