Fórum debate os desafios e benefícios da união entre tecnologia e educação

08/08/2013 22:46

Fórum debate os desafios e benefícios da união entre tecnologia e educação
Promovido pela Blackboard e Grupo A, evento deve discutir o futuro da educação por meio de debates entre importantes especialistas da área

 

Tornar a experiência de ensino mais dinâmica e envolvente é um desafio para instituições, gestores e professores. Num mundo onde os estudantes estão cada vez mais conectados, o uso da tecnologia para a educação é irreversível. E soluções comogameficação, mobilidade e ferramentas sofisticadas para o ensino à distância, contribuem para atender as necessidades, motivar e engajar o “aluno multimídia”. Mas, colocar tudo isso em prática exige mudanças de processo, uma nova abordagem pedagógica, transformações na forma de trabalho dos educadores e muitodiálogo. Pensando nisso, a Blackboard e o Grupo A, promovem no dia 14 de agosto, o Fórum Desafios da Educação (https://www.desafiosdaeducacao.com.br), um espaço onde especialistas e profissionais do ensino poderão compartilhar experiências e discutir as melhores práticas para o uso da inovação em sala de aula.

O evento é parte de uma estratégia maior, desenvolvida pela Blackboard e Grupo A, com o objetivo de fomentar discussões sobre a educação do futuro. Somente neste ano, uma série de encontros regionais foram desenvolvidos e um Blog, por meio do qual é possível manter essa troca de experiências“viva”, foi criado. O Fórum Desafios da Educação é gratuito, e as inscrições podem ser feitas na página oficial do evento https://www.desafiosdaeducacao.com.br. As vagas são limitadas.

 

Os desafios para implantação e resultados

 

De que maneira a tecnologia pode influenciar na organização da instituição de ensino? Como definir uma estratégia e implementar essas soluções? Que tipo de infraestrutura é necessária? Como integrar tudo isso, sem deixar de lado pontos importantes do dia a dia educacional off-line? Katie Blot, vice-presidente sênior de consultoria da Blackboard, trará respostas para essas e outras perguntas em sua palestra “Tendências para tecnologia e educação”. Antes de trabalhar na Companhia, Blot foi CIO do Federal StudentAid no departamento de educação dos EUA e, por isso, possui amplo conhecimento sobre as necessidades e os desafios dos educadores.     

Durante o Fórum, especialistas de renomadas instituições de ensino falarão sobres os desafios e os resultados da utilização da tecnologia em seus negócios. José Luiz Trinta, diretor de negócios do Grupo Ibmec, detalhará os processos desenvolvidos para internacionalizar o conhecimento, e como isso tem se refletido em benefícios, tanto para alunos, quanto para a universidade. Já, Roberto Paes, diretor da Fábrica de conhecimento da Estácio, mostrará como a inovação resultou em maior colaboração, integração da grade curricular e planos de ensino entre todas as unidades do país, e novos produtos voltados para o aluno.

            Outros nomes importantes estão confirmados para o evento: João Mattar, Anhembi Morumbi, falará sobre gamificação e como os nativos digitais aprendem; Felipe Anghinoni, Perestroika, inovará ao falar sobre “A Nova Educação”; Orlando Ferreira Júnior, da Kroton, orientará o público em como produzir conhecimento, sem perder a qualidade; Ana Karin, Feevale, mostrará como engajar os professores; e James Fidélis Tomelin, Anhembi Morumbi, ministrará a palestra “Tecnologia e metodologia na medicação dos processos educativos a distância: O caso da Anhembi”.

 

Programação

 

8h – Credenciamento e WelcomeCoffee

9h – Abertura do evento

9h30 – A Nova Educação – Felipe Anghinoni, Perestroika

10h – Games em Educação: como os nativos digitais aprendem – João Mattar, Anhembi Morumbi

10h30 –Coffee Break

11h – Tendências para tecnologia e educação – Katia Blot, Blackboard

11h30 – Painel de debates (Palestrantes I, II e III) – Mediador: Pavlos Dias

12h30 –Brunch

12h30 – Workshop

Workshop I

Como produzir conhecimento sem perder a qualidade? – Orlando Ferreira Júnior, Kroton

Workshop II

Internacionalização do conhecimento – José Trinta (Ibmec)

Workshop III

Engajamento dos professores no ambiente de aprendizagem – Ana Karin (Feevale)

15h30 –Coffee Break

16h – Tecnologia e metodologia na mediação dos processos educativos a distância: O caso da Anhembi – Janes Fidélis Tomelin, Anhembi Morumbi

16h45 – Modelo de ensino e fábrica do conhecimento: O caso da Estácio – Roberto Paes, Estácio

17h30 - Encerramento


Para mais informações acesse: www.desafiosdaeducacao.com.br