Professora do UNIFESO aborda em livro formação de docentes e inclusão escolar

24/07/2011 11:11

 

A professora Katiuscia Cristina Vargas Antunes, do curso de Pedagogia do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), participou da publicação intitulada “Educação Especial e Inclusão Escolar: reflexões sobre o fazer pedagógico”, organizada pelos professores Márcia Denise Pletsch e Allan Damasceno. O livro aborda questões atuais sobre a inclusão escolar de alunos com deficiência, como práticas pedagógicas inclusivas, formação de professores, inclusão de alunos com deficiência no Ensino Superior, entre outras. 

A contribuição da professora Katiuscia foi no capítulo “Formação de professores na perspectiva da educação inclusiva: os cursos de Pedagogia em foco”, que escreveu em parceria com a professora Rosana Glat. “Fazemos uma reflexão sobre os currículos dos cursos de Pedagogia de diferentes Instituições de Ensino Superior do país. Especial destaque é dado ao currículo do curso de Pedagogia do UNIFESO, que tem uma proposta de formação inovadora e contextualizada com os atuais desafios dos professores frente à inclusão escolar de alunos com deficiência”, contou a professora. Ela afirmou ainda que pretende utilizar a pesquisa com os acadêmicos do UNIFESO. “No trabalho com o componente curricular ‘Grupo de estudos independentes: identidade e diferença’, pretendo incorporar esta produção às referências bibliográficas do curso de Pedagogia”, adiantou. 

De acordo com ela, o convite para participar da obra surgiu através do trabalho que vem realizando no Doutorado e das pesquisas que participa junto ao grupo de pesquisa “Inclusão e aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais: práticas pedagógicas, cultura escolar e aspectos psicossociais”, do programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). “Participar desta publicação ao lado de importantes referências na área da Educação Especial foi uma grande satisfação, especialmente por ter reconhecido o trabalho que venho realizando junto à formação de professores”, observou. O livro pertence à editora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e foi lançado em junho deste ano.

 

Outras publicações
Ainda na área da educação especial, a professora já participou de outras publicações como “Educação Inclusiva: cultura e cotidiano escolar”, de Rosana Glat e “Panorama do Ensino Médio no Brasil: problemas, virtudes e sugestões”. Ela também publicou, pela Coleção FESO, a dissertação do mestrado dela, cujo livro tem como título “Educação Inclusiva e Acessibilidade: o espaço escolar em questão”.

 

Fonte: http://www.feso.br/unifeso/app_noticias/controle/not.php?not=2267