Neste blog, estaremos trazendo informações sobre:
A criação deste blog tem como objetivo contribuir com toda a comunidade acadêmica e também com qualquer pessoa que goste e tenha afinco com o meio educacional! E o mais importante, a construção dele não partirá apenas de nós, por isso, sua participação é muito importante! Colabore, você também, encaminhando sugestões através do link "Mensagens".
Atenciosamente,
Equipe gestora do blog do Curso de Pedagogia do UNIFESO
Sobre o Curso
O curso de Pedagogia Centro Universitário Serra dos Órgãos - UNIFESO é fruto de um incessante debate entre os sujeitos envolvidos na sua execução (particularmente docentes e discentes), tendo como características primordiais a busca da superação de uma visão fragmentada, descontextualizada e despolitizada do fenômeno educativo, a reflexão sobre a identidade profissional do pedagogo e o comprometimento ético e político com a transformação das relações sociais excludentes e com a democratização do espaço escolar.
Sediado na cidade de Teresópolis, região serrana do Estado do Rio de Janeiro, o Curso de Pedagogia buscava atender a uma demanda local, sobretudo para os egressos dos cursos de formação de professores, majoritariamente já exercendo o magistério, e responder ainda às necessidades de formação de educadores de algumas cidades vizinhas. Com o decorrer do tempo, essa demanda foi sendo alterada e hoje recebe um público cuja parcela significativa não tem experiência profissional na área de educação.
Criado na órbita jurídica e política da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional (Lei nº 9.394), promulgada em 20 de dezembro de 1996, o curso nasceu ambientado com as expectativas de uma formação consistente para o educador, bem como os recorrentes questionamentos relativos à identidade profissional do pedagogo. Contemporâneo de uma conjuntura ainda mais ampla, que tem provocado o debate sobre o lugar da Educação em uma sociedade capitalista que sofreu velozes mudanças nas últimas décadas, o Curso de Pedagogia tem motivado em nossos estudantes a compreensão do impacto dessas transformações na formação do educador e nos processos educativos que implicam a vida das pessoas.